Conheça melhor nossa história

Edição 2011

Local da Edição: Carinhanha e Malhada - Bahia
Data da Edição: De 04 a 10 de setembro de 2011
Nº de Atendimentos: 26.146
# Galeria de Fotos Flickr

Mutirão anual reuniu 300 profissionais para realizarem, durante uma semana, atendimentos gratuitos em saúde e cidadania, no interior da Bahia.

A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizou de 04 a 10 de setembro em Carinhanha e Malhada, as margens do Rio São Francisco, no interior da Bahia, a 11ª edição do Programa que leva atendimento médico e odontológico para a população carente do Brasil. Dos 26.146 atendimentos realizados pela equipe de saúde, 22.191 foram para a população atendida em Carinhanha, 1792 para a população atendida em Malhada e 2.163 atendimentos foram para a polução atendida na Zona rural, mais precisamente em Angico e Barra do Parateca, comunidades ribeirinha e quilombola.
A equipe de voluntários, formada por 300 voluntários realizou 26.146 atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria,Ginecologia, Dermatologia, Urologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Ultrassonografia, Gastroenterologia, Odontologia, Psicologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Anesteseologia, Enfermagem e Farmácia. Para completar a ação a Organização distribuiu kits de higiene pessoal e bucal, óculos de grau e todo o medicamento prescrito para os pacientes atendidos. Este ano, uma equipe de educadores, coordenada pela Profª Drª Heliana da Silva Palocci, fez a capacitação técnica de 500 profissionais da Educação, entre Diretores, Vice- diretores, Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Coordenadoras Pedagógicas e Equipe Técnica.

Segundo dados do IBGE 2010, Carinhanha tem 28.716 habitantes, e seu IDH é 0,607, com PIB per capita anual de R$ 2.823,32. Já Malhada tem 16.008 habitantes, seu IDH é 0,575 e o PIB per capita anual é de R$ 3.439,45. O Município de Carinhanha, no Estado da Bahia, pertence à Região Econômica do Médio São Francisco, e encontra-se localizada à margem esquerda do rio São Francisco na divisa com o Estado de Minas Gerais. Vincula-se economicamente tanto com o município vizinho de Malhada (situado na margem oposta do rio) bem como com as cidades de Guanambi (distante 111 km) e Bom Jesus da Lapa (distante 141 km) que funcionam como centro de negócios na Região Econômica de Serra Geral e do Médio São Francisco, respectivamente.

A Organização Voluntários de Sertão foi criada em 2000 pelo empresário baiano Doreedson Pereira, o Dorinho. A ONG realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui kits de saúde e higiene pessoal, gratuitamente para a população carente.

Em onze anos de atuação, a ONG mobilizou 2.800 voluntários e realizou mais de 91.000 atendimentos para pessoas carentes.


Vídeo


Galeria de Fotos


Parceiros