Conheça melhor essa história

MUTIRÃO OUTUBRO ROSA

Local da Edição: RIBEIRÃO PRETO
Data da Edição: 2017-10-28
Nº de Atendimentos: MAIS DE MIL

No último sábado dia 28/10/2017, durante todo o dia, foi realizado o mutirão de atendimentos sociais em comemoração à campanha de conscientização ao câncer de mama: Outubro Rosa.

Com o apoio de profissionais voluntários de diversas áreas, foram oferecidos atendimentos e tratamentos médicos e odontológicos. E, orientações sociais e psicológicas. Tudo isso com uma grande estrutura montada na esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

Apenas em um dia, foram realizados mais de mil atendimentos. O evento foi uma parceria entre a organização social Voluntários do Sertão e a Prefeitura de Ribeirão Preto – através do Fundo Municipal de Solidariedade.

Para a cerimônia de abertura do evento estiveram presentes representantes da Prefeitura de Ribeirão Preto, como o prefeito Duarte Nogueira; sua esposa Samantha Pineda, responsável pelo Fundo Municipal de Solidariedade; o vice-prefeito Carlos Cézar Barbosa; o secretário de saúde Sandro Scarpelini; e o secretário de esportes Ricardo Aguiar.

Todos os atendimentos e procedimentos foram oferecidos gratuitamente para a população, por ordem de chegada. Foram oferecidos os seguintes procedimentos: aferição de pressão arterial e teste de glicemia (com o apoio da Liga Acadêmica de Atenção Básica à Família e Comunidade e a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da UNAERP); consulta e exame oftalmológico; entrega de óculos de grau (quando necessário); cirurgia de catarata; atendimento odontológico; orientação de escovação correta e doação de kits de higiene bucal, exame de ultrassom da mama e orientação psicológica (com o apoio do curso de Psicologia da UNIP); cadastros para recebimento de kits gratuitos de conversão de TV digital. Ainda, representantes do Ministério Público e Defensoria Pública ofereceram orientações para a população. E, contamos com participações diversas, como; apresentação da banda da Polícia Militar, duas apresentações da Oficina JP, Expresso riso, entre outros.

Tudo isso foi possível graças a participação de aproximadamente 200 profissionais voluntários, inscritos no projeto Voluntários do Sertão e que foram selecionados para mais esta ação social.

Segundo o Presidente do Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira (conhecido como Dorinho), todo o trabalho é oferecido gratuitamente para a população, mas sempre preocupado em disponibilizar a melhor estrutura, profissionais capacitados e atendimentos humanizados. “O Voluntários do Sertão já tem mais de 17 anos de história. Mas, todo esse trabalho só é possível graças ao apoio e confiança de nossos voluntários, que juntos conosco, acreditam que podemos fazer a diferença”.

A AÇÃO EM NÚMEROS:

Consultas de oftalmologia = 310
Cirurgias de catarata = 71
Óculos de Grau = 161
Atendimentos de odontologia = 92
Ultrassonografia de mama = 37
Consultas de ginecologia = 89
Atendimentos de psicologia = 65
Orientações de higiene bucal no escovódromo e doação de kits = 150
Atendimentos de aferição de pressão arterial = 300
Testes de glicemia = 250
Cadastros para recebimento de kit conversor – Tv Digital = 225


Vídeo