Conheça melhor essa história

2º MUTIRÃO DE CIDADANIA E SAÚDE EM RIBEIRÃO PRETO

Local da Edição: RIBEIRÃO PRETO
Data da Edição: 2013-11-23
Nº de Atendimentos: 8.841

O MPF-Ministério Público Federal e a Organização Voluntários do Sertão promoveram dia 23 de novembro de 2013, na esplanada do Theatro Pedro II, o 2º Mutirão de Cidadania e Saúde. A ação mobilizou mais de 400 profissionais e levou gratuitamente mais de 40 serviços diferentes para a população. Foram realizados 8.841 atendimentos, entre eles emissão de documentos, orientações jurídicas, consultas e orientações médicas, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais, cortes de cabelo e muito mais.

Na solenidade de abertura do mutirão o Dr Uendel Domingues Ugatti, procurador da República, discorreu sobre a importância de aproximar o Poder Público da população emitindo documentos, agilizando problemas burocráticos, e orientando-a sobre seus direitos. O procurador também destacou a parceria com os Voluntários para organizar e viabilizar o evento. Doreedson Ribeiro Pereira (Dorinho), presidente da Organização Voluntários do Sertão disse que é muito gratificante poder oferecer à população acesso a serviços de saúde, com atendimentos médicos, odontológicos e orientações sobre saúde.

Na parte cultural foram realizadas apresentação da Banda da Policia Militar, apresentação de coral infantil, capoeira, show com o canil da PM, jogos gigantes e pula-pula. O público infantil se encantou com o teatro de fantoches e as palestras sobre saúde bucal, com atividades no Escovódromo. Durante o mutirão também foram distribuídos Kits com shampoo, condicionador e máscara capilar; pacotes de multimistura; óculos de grau; mudas de árvores arbóreas e frutíferas; kits de higiene bucal (pasta, escova e fio dental) e preservativos.

O 2º Mutirão de Cidadania e Saúde foi viabilizado graças ao patrocínio das empresas: Barão de Mauá; Espaço Livre Feiras e Eventos; Gota Dourada; Passaredo Linhas Aéreas e São Francisco Saúde. E apoio das empresas: Amarelinha Supermercados; BRX Propaganda; Banco de Sangue Ribeirão Preto; Benson System Radiocomunicação; Companhia de Bebidas Ipiranga; Crystal Água Mineral; Douglas Fotografias; Dinamize; FAGERP; Feeling Web; Gutierre Odonto; Hospital São Lucas; Instituto de Olhos Fábio Vieira; João Weber Fotos; Leão Alimentos; M&B Serviços e Treinamento; Net Virtua; Painew; Paróquia Santo Antonio Maria Claret e Frei Galvão; Paróquia São Pedro Apóstolo; Prever Campos Elíseos; Raphaelo Gráfica; Stilo1 Entretenimento; Texto e Foto Comunicação e Varilux | Essilor.

BREVE HISTÓRICO SOBRE OS REALIZADORES DO MUTIRÃO:

O Ministério Público Federal (MPF) faz parte do Ministério Público da União, que também é composto pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério Público Militar e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Juntos, o MPU e os ministérios públicos estaduais formam o Ministério Público brasileiro. O MPF atua nos casos federais, regulamentados pela Constituição e pelas leis federais, sempre que a questão envolver interesse público, seja em virtude das partes ou do assunto tratado. O MPF está presente em todos os Estados brasileiros. O MPF possui 26 unidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo. O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias é o idealizador do evento. O MPF está localizado a Rua Conde Afonso Celso, 904 – Ribeirão Preto/SP.

O Voluntários do Sertão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo promover, anual e gratuitamente, assistência social, saúde, segurança alimentar e nutricional para municípios em vulnerabilidade social do interior do Brasil. Com sede em Ribeirão Preto- SP, foi implantado em 2.000 pelo empresário Doreedson Pereira (Dorinho). Desde 2006, realiza atendimentos, médico, odontológico, pequenas e médias cirurgias, palestras e distribui kits de saúde bucal e higiene pessoal. A Organização é reconhecida nacionalmente como a maior realizadora de mutirões gratuitos de saúde e cidadania no interior da Bahia.


Vídeo